Notícias

Viajar pelo mundo de barco: o capitão chinês de uma mão só

O capitão chinês Jingkun Xu, de uma mão só, numa aventura a bordo de um catamarã que chegou dia 4 de junho à Marina de Ponta Delgada, para terminar em 2020, com a volta ao mundo concluída.

Junho de 2017, o capitão Xu e sua esposa soltaram amarras rumo ao infinito azul para realizar um sonho antigo – viajar pelo mundo de barco.

 

Natural de Qingdao, uma bela cidade costeira na China, o capitão de 31 anos começou a viagem no catamarã “Qingdao Dream” a partir da Turquia, com a duração de três anos, tendo batido o recorde da China ao circum-navegar o globo completando 34.000 milhas marítimas e abrangendo mais de 40 países em todo o mundo.

“Desenhámos um círculo ao redor do mundo. É uma coisa muito mirabolante para ser verdade! Pela primeira vez, o desafio de viajar pelo mundo num catamarã é cumprido com êxito por um chinês. A viagem foi feita apenas com comando manual. Durante toda a viagem não usámos comandos automáticos. Segurando o leme na mão durante mais de 8.000 horas, alcançámos o fim com a última viagem de 4.500 milhas marítimas do hemisfério Sul ao hemisfério Norte. Somente queria agradecer a todos pelo esforço e apoio que fizeram o sonho realizar-se. Obrigado!”, escreveu o Capitão Xu.

Xu perdeu o antebraço esquerdo num acidente resultante de utilização incorreta de fogo de artifício, aos doze anos de idade. Desde criança que ele passava horas nos treinos atlético da equipe escolar. A fé supre a deficiência física, a esperança no futuro tem raízes mais profundas do que a brutalidade do presente. Em 2003, a China estabeleceu a primeira equipe náutica com pessoas com deficiência. Xu destacou-se entre muitos competidores e a vela tornou-se uma verdadeira paixão a partir de então.

Em 2008, Xu participou nos Jogos Paraolímpicos de Beijing como representante da equipa chinesa. Foi também o primeiro iatista de uma mão só a velejar por toda a costa da China em 2012 e concluiu a Transat 6.50, corrida à vela transatlântica em solitário, em 2014.

“Ambicionamos com esta viagem mostrar ao mundo a cultura espiritual chinesa, e fazer algo com impacto, na procura de um mundo que singre na vitória contra a pandemia!”

16 Junho, 2020

Mais Notícias

Ver Todas

A Reabilitação da Escola de Midões foi Vencedor do Prémio Especial do Júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020

Sentimo-nos muito orgulhosos e honrados por anunciar que o projecto a “Escola de Todos Nós”, iniciado, gerido e financiado pela Level Constellation, foi vencedor do…

Ler Mais

OURO GRAND: Melhor Empreendimento Reabilitação Urbana

PRÉMIOS SIL 2018 OURO GRAND® vence! Melhor Empreendimento Reabilitação Urbana na Categoria Habitação.Promoção: Level Constellation Arquitectura: CAN RAN – Catarina Almada Negreiros  

Ler Mais

Lançamento do CITIFLAT®

Level Constellation apresentou o nosso primeiro empreendimento CITIFLAT® em Lisboa. CITIFLAT® centro será o primeiro de outros que se lhe seguirão. Correspondendo à matriz do…

Ler Mais

“A Escola de Todos Nós” – Cerimónia Primeira Pedra

Começam as obras de reabilitação do Infantário de Midões, em Tábua, três meses após ter sido devastado pelo incêndio de Outubro de 2017. A cerimónia…

Ler Mais

Off Liberdade – Um sucesso

O Off Liberdade, um empreendimento da Level Constellation, na Rua do Salitre, a escassos 50 metros da Avenida da Liberdade, apresenta as últimas unidades disponíveis: T1 e…

Ler Mais

LEVEL CONSTELLATION COMPRA HOTEL MONTE PALACE

A Level Constellation acaba de adquirir o Hotel Monte Palace, situado na Lagoa das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel, Açores. O investimento materializa…

Ler Mais

A ESCOLA DE TODOS NÓS

No dia 15 de Outubro de 2017, os violentos incêndios que deflagraram no Concelho de Tábua provocaram três mortes, queimaram 50% do seu território, destruíram…

Ler Mais

REPÚBLICA 40

A Level Constellation acaba de anunciar o seu próximo projecto imobiliário, situado na Avenida da República, 40, em Lisboa. Trata-se de um edifício de 1910…

Ler Mais